REMINISCÊNCIAS DE VÓ (Crônica de Marlene da Silva Leal)

 Vó, o que é reminiscências?
 Onde você viu essa palavra? Perguntei curiosa, pois uma criança de oito anos precisava de ser satisfeita em todas as perguntas que envolvem cultura e sou muito interessada em explicar direitinho o significado das palavras para as crianças.
 Foi nesse livro “Histórias da vovó” que estou lendo para um trabalho da escola.
 Bem, reminiscências é uma palavra que explica direitinho tudo que a vovó tem para contar do seu passado, da sua história, de suas lembranças, de preferência as boas lembranças.
 Você também tem reminiscências?
 Claro, todo mundo que já tem uns cabelinhos brancos tem reminiscências.
 Você vai contar as suas reminiscências para mim? Fiquei pensativa e pensei de onde começar a contar minhas mais doces lembranças da juventude. Tive a ideia de pegar um álbum de fotografias ( coisa em desuso hoje em dia, diga-se de passagem ) e mostrei para ele uma que eu havia tirado para dar de presente ao primeiro namorado.
 Tá vendo essa moça bonita?
 Era você? Aquele “era” me fez compreender o quanto ele havia observado minhas rugas. Sorri e respondi que sim .
 Por que a senhora ficou com o rosto tão diferente?
 Porque não morri, respondi como se ele pudesse alcançar a lógica das
palavras.
 Então quem não morre fica assim? Você vai viver até ficar todinha enrugadinha?
 Desejo que sim. Vou viver até ficar feito um papelzinho bem amassado.
Vou acumular muitas reminiscências para contar para seus filhos.
 A gente pode ter reminiscências do que ainda vai acontecer? Fiquei pensando naquela pergunta , olhei para o teto como a procurar a resposta e disse:
 Reminiscência do que vai acontecer não pode, mas pode virar imaginação, criatividade. É colocar na cabeça uma coisa boa para virar verdade.
 Agora já sei o que é reminiscências: O que passou na vida de uma pessoa de cabelos brancos e também o que pode acontecer na vida de um menino feito eu.







Autora: Marlene da Silva Leal
Contato: marleneleal0212@oi.com.br
Concurso: XII Concurso Literário JI/AEPTI - 2012
Organização: Jornal de Itatiba/AEPTI
Classificação: 4º lugar

Nenhum comentário:

Postar um comentário