Dúvidas - FAQ

Seguem abaixo algumas informações importantes para os que desejam enviar suas obras ou para os que não se encontram na navegação do blog. Complementaremos esta seção conforme as demandas e dúvidas que identificarmos e que nos forem enviadas por e-mail:
blogconcursosliterarios@gmail.com


1. Como posso acessar os textos que não estão na página inicial?

R: O blog é todo organizado através de um sistema de marcadores. Na coluna da direita do blog, os leitores encontram palavras-chave, os marcadores, que o direcionam para todas as obras selecionadas em um Concurso Literário específico, para todos os Livros, para todos os Textos, para todos as obras de um determinado Gênero, para todas as obras de um Autor, para as obras selecionadas em uma determinada Classificação e, por fim, para as obras selecionadas nos concursos realizados em um ano específico.


2. Quais obras podem ser enviadas para publicação?

R: Todas as obras selecionadas em concursos e prêmios literários; Não apenas as vencedoras, mas também as obras classificadas em outras colocações, as menções honrosas, as finalistas e as selecionadas para publicação (em antologia ou publicação do livro completo).
Também serão publicadas as obras selecionadas em editais de incentivo à cultura e as obras selecionadas para antologias, desde que o autor tenha recebido exemplares ou porcentagem de vendas - a título de direito autoral.
Por coerência, assim como não divulgamos os editais de concursos que cobram do autor taxas de inscrição e de publicação, também não publicaremos as obras selecionadas nestes certames (seria uma forma de incentivar estes concursos indiretamente).
A equipe do blog pode definir exceções à política editorial de acordo com os casos a serem analisados.


3. Como faço para enviar o material de um livro premiado?

R: Se você quer disponibilizar o livro para download, você deve convertê-lo em formato PDF e depois pode enviá-lo por e-mail ou publicá-lo através de algum site e nos enviar o link, acompanhado de imagem da capa com boa resolução e apresentação ou sinopse.
Se quiser apenas divulgar a obra, você deve enviar um link para o site do livro ou para uma loja virtual na qual este pode ser adquirido, acompanhado de imagem da capa com boa resolução e apresentação ou sinopse.


4. O autor recebe algum valor para publicar suas obras neste blog?

R: Não realizamos a publicação e/ou o comércio das obras, apenas a divulgação das mesmas. Não há fins lucrativos e, portanto, não há qualquer tipo de remuneração.


Dicas:

A. Se o seu texto foi selecionado para publicação, sugerimos que aguarde a referida publicação da coletânea ou do livro para depois nos enviar o material. Ou, se preferir, envie algumas semanas antes do lançamento para colaborarmos na divulgação.

B. Para resguardar seus direitos, tanto no envio de material para concursos literários quanto para revistas e sites (nosso caso), faça o registro de suas obras no Escritório de Direitos Autorais da Biblioteca Nacional. É fácil, prático e garante toda a segurança em relação aos direitos intelectuais sobre a obra. Se não quiser registrar apenas um texto avulso, você pode reunir coletâneas com diversos textos e registrá-las como livros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário