COM BICHO ATÉ NO NOME... (Resenha de Janaina Santos Barroso)

Zoo Imaginário. O que dizer desse livro?
Desse poeta que escreve com genialidade e minimalismo?
Sérgio de Castro Pinto que tem bicho até no nome.
Seus poemas despertam a vontade de sair escrevendo, de criar, falando muito falando pouco, mostrando muito, mostrando pouco, dizendo tudo com o minimo de palavras.
Tá não são tão minimas assim, mas não é aquela poesia que você precisa ler com um dicionário do lado, nem que antes de terminar o livro morra de sono, não.
Livros nunca devem ser soníferos. E esta frase daria um livro. Usando a imaginação tudo é possível e Sérgio sabe disso, que quem tem imaginação, tem tudo.
É o criador de seu próprio universo, pinta as estrelas no céu, somente com lápis e papel. E já basta, pois ele tem tudo que um poeta precisa para ser um grande poeta e ele o é.
Aliado a ilustração de Flávio Tavares, atraiu também as crianças, mas a meu ver não foi feito só para crianças, pois nos toca em algo que vivemos, e ele nem nos conhece.
Não é mágico? Não, é imaginativo!
Penso numa criança lendo e imaginando realmente este ZOO, sabendo que cada bichinho tem muitas coisas legais ao invés de ser só bichinho.
Imagino cada criança pronta para escrever poesias depois de ler este livro.
Exagero? Nunca!
Ele simplesmente mostra que bastam poucas linhas e muita criatividade (que toda criança já tem) para produzir ótimos ensaios para o futuro.
Ou para o presente, nunca se sabe.
E para ampliar os horizontes devemos primeiramente olhar o mundo a sua volta, com outros olhos. Outro Olhares.
Cabe bem aqui né?
Podem me achar simples demais, mas não vou falar difícil aqui, não quero ser sonífero nem que me leiam com um dicionário nas mãos.
Eu quero mostrar o trabalho do Sérgio assim como ele escreve, de forma simples onde qualquer um em qualquer grau de instrução da vida possa entender.
Vou ser sincera, não o conhecia, certo minha culpa, mas lendo o livro a gente se interessa em saber mais da vida de quem escreveu e olha me surpreendeu como ele é uma pessoa notável, minhas faces se rubesceram de vergonha por não te-lo conhecido antes, suas poesias seriam e são perfeitas tanto para mim quanto para minha filha, quanto para qualquer idade, é genial.
Cigarras, girafas, coruja, garça, pavão, boi, gatos, zebras e tantos mais, apresentados de uma forma nunca imaginada, ou melhor imaginada neste Zoo Imaginário, pelo escritor e poeta Sérgio que tem bicho até no nome, ironias da vida? Jamais! Apenas provas que partes de nossa caminhada já estão traçados e o resto a gente decide com nossas escolhas.
Leiam e se deliciem com a Poesia “retada” desse paraibano notável, que já ultrapassou as barreiras tanto estaduais quanto mundiais.
Divulguem para seus amigos e façam poesias.
Gente, o mundo precisa de mais poesia e mais amor.







Autora: Nina Barroso / Janaina Santos Barroso
Blog: http://ninabarroso.blogspot.com.br/

Concurso: Consurso Outros Olhares - 2011
Organização: O Sebo Cultural - PB
Classificação: Seleção para publicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário