TODO MUNDO É JHOW! (Romance de Delano Valentim)

Apresentação:

Os capítulos iniciais do romance Todo mundo é Jhow!, de Delano Valentim, podem sugerir que seu enredo é tradicional: Bernardo, um adolescente nascido na periferia, apaixona-se por Marcela. O tom amoroso e sentimental também colabora para sugerir um vínculo intenso com a narrativa do século XIX adaptada ao contexto da periferia.

Aos poucos, contudo, acentua-se a falta de projeto de Bernardo. O livro então se revela uma autêntica odisseia de quem, desiludido, numa periferia ao mesmo tempo árida e terna, busca contornar a melancolia e o tédio. Acompanhando Marcela em sua jornada alienada a procura do sucesso, Bernardo vai tomando consciência de aspectos relevantes do Brasil contemporâneo, como as drogas, o preconceito sociorracial, as dificuldades que um jovem encontra para se fixar no mercado de trabalho.

O romance é organizado por meio de três discursos, com alternância entre a voz de Bernardo, a de Marcela e a do narrador, que muitas vezes parece se confundir com a do protagonista. Esta mobilidade de vozes dá ao livro mais de uma perspectiva em torno de um mesmo fato e revela a complexidade de certas questões que se impõem nos dias de hoje.

Todo mundo é Jhow! revela-se, dessa maneira, um verdadeiro romance de formação, com direito a aventuras, conflitos e impasses, rompendo com o esteriótipo das narrativas de periferia.


Trailer do livro:



Site da editora:
http://www.mobileditorial.com.br







Autor: Delano Valentim
Contato: delanovalentim@gmail.com
Blog: http://delanovalentim.blogspot.com.br/

Edital: Novos Autores Fluminenses - 2011
Organização: Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário