SER HUMANO: A SAGA ÉPICA DE NOSSA ESPÉCIE (Poesia de Rodrigo Petit)


Homem, criatura errante que tem vagado

improficuamente pelos séculos em fúria:

primata descarado que vive acorrentado

à fria ampulheta de luzes e trevas da história...



Macaco matreiro que caiu da árvore,

seu bipedalismo conferiu-lhe evolucionária vantagem

para percorrer a geografia de todo o orbe terrestre;



sobreviveu estoicamente à glaciação das eras

e deixou pintada, nas paredes das cavernas,

a imagem ocre de suas mais vãs crenças e ilusões;



talhou sorrateiramente a obsidiana e domesticou o fogo,

as constelações, os cereais, o falcão e o lobo.

Tendo vertigens, interrogo-me: quem lhe domesticará, ó Homem!?



Ah! Homem…, olhando fixamente para o espelho

reconheço-me sinistramente em sua figura,

pois quantas vezes fomos largados e, feridos e desolados,

uivamos incompreensivelmente juntos, a noite, para a luz da Lua,

as mais nuas e cruas angústias existenciais de nossa espécie??...



Homem, no torpor de nossa raça, no turbilhão das gerações,

o fruto amargo de seus genes condena-me, ó ser mundano,

pois já fui habilis, já fui erectus, sou sapiens

e agora só me resta: SER HUMANO!...








Autor: Rodrigo Petit
Contato: rodrigopetit@gmail.com
Blog: https://about.me/rodrigopetit


Concurso: 50º Festival de Música e Poesia de Paranavaí - 2015
Organização: Prefeitura Municipal de Paranavaí
Classificação: Poesia premiada no festival, na fase nacional

Vídeo da interpretação da poesia na noite de premiação: https://www.youtube.com/watch?v=Lx-TJ8c6Csc

Nenhum comentário:

Postar um comentário